terça-feira, 22 de junho de 2010

SEMINÁRIO DESTACA NOVO MOMENTO ECONÔMICO DA BAHIA

O vice-presidente da Bahia Mineração (Bamin), Clovis Torres, foi um dos palestrantes no seminário realizado nesta sexta-feira (18), em Ilhéus, com o objetivo de destacar uma série de projetos estruturantes que irão mudar profundamente o perfil socioeconômico das regiões sul e extremo-sul da Bahia. Organizada pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração e Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária – ambas do Governo do Estado –, a atividade reuniu representantes das empresas Bamin, Bahiagás, Infraero, Valec e ZPE.

Sobre a atuação da Bamin, Torres declarou que se trata de “um projeto menor inserido num grande vetor de desenvolvimento da Bahia”. Ele afirmou que, na condição de baiano, se sente “muito gratificado por estar inserido em um momento tão grandioso para o Estado”. A Bamin irá explorar uma jazida de minério ferro em Caetité, sudoeste baiano, e exportará sua produção por um terminal marítimo de uso privativo, realizando o transporte terrestre via Ferrovia da Integração Oeste-Leste. A linha será parte integrante do Complexo Intermodal de Transportes, formado ainda por um porto off-shore e aeroporto internacional, que ficarão na zona norte de Ilhéus.

Torres abordou as ações da empresa para atenuar os impactos ambientais e ampliar o retorno social do projeto para as comunidades situadas em sua área de influência. Antes mesmo da expedição do EIA-RIMA, a Bamin tem promovido intervenções de cunho social, como o Projeto Transformar, voltado à capacitação profissional e geração de emprego e renda.

“Não existe empreendimento que não cause algum impacto, mas nós estamos trabalhando para minimizá-lo e procurando criar condições para que diversas comunidades possam finalmente alcançar uma melhor qualidade de vida”, enfatizou o vice-presidente.

Meio ambiente e qualidade de vida - As ações incluirão estímulo à atividade de pesquisa, implantação de viveiros de Mata Atlântica para o replantio de espécies nativas, capacitação de mão-de-obra e formação de grupos de fornecedores. Um dos objetivos é o de que os insumos sejam comprados, em sua maior parte, no comércio local.

Outro projeto da empresa terá como alvo a revitalização da Lagoa Encantada, estabelecendo como eixos educação ambiental, ecoturismo, saúde e segurança, gestão e geração de emprego e renda. “Pretendemos contribuir para melhorar a qualidade de vida, os índices de educação e a infraestrutura das comunidades do entorno da lagoa”, enfatizou Torres. Segundo ele, é necessário incluir também no debate sobre os novos empreendimentos destinados à região, os ganhos sociais.

O seminário sobre o desenvolvimento regional foi coordenado pelo secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correa. Também participaram o titular da Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamin, o diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, além dos representantes da Infraero, Ana Lúcia Moraes; superintendente regional da Valec, Neville Barbosa; e os representantes da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Otávio Pimentel e Isaías Mascarenhas.

Nenhum comentário: